Especialistas na clínica de ortodontia
Na clínica de ortodontia, são feitas correções na posição dentária e dos ossos maxilares posicionados de forma incorretas. Dentição torta ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de higienizar, havendo a perda precoce, devido à deterioração e a doença periodontal. O especialista atuante nesta área é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos obrigatórios, portanto, existe muito profissionalismo neste seguimento.
A doença periodontal, tratada na clínica de ortodontia, provocam estresse excessivo aos músculos de mastigação, o qual pode ocasionar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular (ATM) e desconfortos na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência. O tratamento ortodôntico deixa a boca saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com excelente durabilidade e extremamente saudáveis.
Aparelhos instalados na clínica de ortodontia
Na clínica de ortodontia são implantados diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são usados para auxiliar e deslocar os dentes, retrair os músculos e modificar o crescimento mandibular. Estes colocam uma leve pressão na dentição e ossos maxilares. Dependendo a gravidade do problema é que irá mostrar qual o procedimento ortodôntico mais ajustado e eficaz.
O aparelho fixo é o tipo mais comum colocado na clínica de ortodontia, o qual consiste de bandas, fios ou bráquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou em um só, e utilizadas como âncoras, enquanto que os bráquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos bráquetes e são ligados às bandas.
Com o aperto do arco, os dentes são movimentados, movendo-se devagar em direção à posição correta, sendo ajustados na clínica de ortodontia. Os aparelhos fixos são geralmente regulados a cada mês visando obter os resultados pretendidos, os quais irão ocorrer no prazo de meses ou alguns anos. Hoje em dia eles são menores, leves e tem menos metal que no passado. Entre as vantagens de tratamento ortodôntico estão:
- Correções estéticas;
- Melhora da mastigação;
- Melhoria da percepção dos sabores;
- Qualidade de vida;
- Harmonia buco facial.
Tipos praticados na clínica de ortodontia
A ortodontia preventiva realizada na clínica de ortodontia, é a prevenção de possíveis irregularidades dentárias, as quais podem ser percebidas em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e na troca dos dentes de leite. Para este tipo é comum ser usado aparelhos móveis o que facilita a correta higienização, bastando retirar o mecanismo e depois recolocá-lo.
A ortodontia interceptiva se preocupa em estacionar a formação do desvio e também praticada na clínica de ortodontia. O ortodontista nota que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma maneira de corrigir visando não se instalar por completo. Nessa técnica usa-se tanto aparelhos móveis como aparelhos fixos na parte anterior do arco.
A ortodontia corretiva é a mais comum e é aquela que foca na correção do problema já instalado, e realizada na clínica de ortodontia. Geralmente esta técnica é usada em adultos ou em adolescentes, os quais já terminaram a curva de crescimento e são usados na maioria dos casos, aparelhos fixos e ainda alguns acessórios.