PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
consultório dentista
consultório dentista

consultório dentista

Com que frequência se deve ir ao consultório dentista?

Dificilmente uma pessoa nunca sentiu uma dor de dente mais intensa, ou mesmo teve algum problema como a formação de uma bolha de pus ou sangue entre o dente e a gengiva, ou ainda se acidentou e quebrou na íntegra ou parcialmente um ou mais dentes. E possivelmente, em todas essas situações, e até em outras com tal grau de complexidade, sobretudo nas que envolvem crianças, o consultório dentista foi procurado.

Porém, todas essas são situações citadas tratam-se de emergências, o que claro, demanda de uma ida o mais rápido possível a um consultório dentista, contudo, essas não são as únicas vezes em que uma pessoa precisar ir a esse estabelecimento. O especialista da odontologia tem que ser procurado de maneira mais regular de modo que, uma pessoa que não possua nenhum problema bucal, vá ao consultório dentista em média a cada seis meses para que então se faça uma revisão. O funcionamento é parecido com o de um carro, que demanda um check-up de tempos em tempos, principalmente para que não dê problemas no meio da estrada e não gere complicações.

Assim, como muitas outras coisas na vida, sendo também com a saúde bucal, que além de uma revisão, deve receber, ao menos duas vezes por ano, uma limpeza dental para que se remova a placa bacteriana (biofilme) e qualquer outro resquício de alimento. Tal procedimento é de extrema importância não apenas para que se remova a placa bacteriana, como também para que se evite que ela se transforme em tártaro, uma camada mais grossa, amarelada e sólida que se forma na superfície dos dentes, causando um prejuízo a saúde bucal, mas também interferindo negativamente na estética.

E mais um motivo para ir ao consultório dentista é justamente para se detectar a presença do biofilme, que normalmente é uma camada pegajosa e transparente não percebida pelo próprio paciente no dia a dia. Assim, com o olhar técnico de um especialista, esse problema é resolvido, e o melhor, não evolui. Portanto, se ao tentar lembrar quando foi a última vez em que você foi ao consultório dentista e fez uma limpeza, e essa data estiver muito distante, algo maior do que um ano, certamente já é necessário o seu retorno ao consultório dentista.

Portanto, para pessoas que possuem o hábito de cuidar da saúde bucal seguindo rigorosamente o ritual de higiene na cavidade oral e mantendo uma alimentação balanceada, ficando longe do tabagismo, é importante que se frequente o consultório dentista nessa média, com um intervalo de mais ou menos seis meses.

Já para pessoas que há tempos não vão ao consultório dentista e que percebem algum desconforto esporádico nos dentes, algum sangramento na gengiva vez ou outra durante a escovação, ou que possuem algum outro incômodo que por não ser tão grave, acaba sendo deixado de lado, pode ser que a necessidade de ida ao consultório dentista seja um pouco mais frequente, ao menos no início do acompanhamento. A regularidade das visitas será combinada entre o paciente e o profissional.

O mesmo acontece com crianças e adolescentes, que por estarem em fases da vida em que há muitas mudanças no corpo, inclusive no que se refere ao crescimento da estrutura bucal, é preciso que haja um acompanhamento mais de perto, seja de um odontopediatra ou, na adolescência, de um odontologista generalista em um bom consultório dentista. Se houver algum profissional especializado nessa faixa etária, melhor ainda.

Para pessoas que fazem uso de aparelho ortodôntico, ir ao consultório dentista se faz necessário uma vez ao mês durante todo o período de tratamento. Essa regularidade é imprescindível para que o desenvolvimento da estrutura bucal seja monitorado de perto e também para que o especialista possa ajustar o aparelho de modo com que ele continue exercendo sua função de movimentação dos dentes de maneira precisa e contínua.

Vale ressaltar que em um tratamento ortodôntico, esse hábito de ir ao consultório dentista uma vez ao mês é um dos principais responsáveis pelo sucesso da movimentação e dos resultados do tratamento em si, sendo fundamental também para que o aparelho - quando se trata de algum modelo fixo - tenha parte de sua estrutura renovada. É o caso dos elásticos que prendem o fio metálico de ligação aos bráquetes. A cada ida ao consultório dentista essas borrachinhas são trocadas, garantindo assim mais higiene e durabilidade ao aparelho.

No caso de quem faz uso de algum modelo móvel de aparelho, ir ao consultório dentista não se faz menos importante, pelo contrário. É de grande relevância que o especialista possa acompanhar o desenvolvimento da movimentação dentária do paciente e assim ajustar o acessório de maneira apropriada para tal no caso do aparelho móvel ou então, de promover a troca no caso do alinhador.

Lembrando que cada ida ao consultório dentista, seja para fazer uma limpeza dental ou apenas para fazer a manutenção do aparelho, não se gasta mais do que uma hora. São procedimentos rápidos e que não causam dores ao paciente. Portanto, não há motivos para fugir do consultório dentista e para não cuidar de uma parte tão importante do corpo que é a saúde bucal.

Saúde bucal infantil em casa e na escola

Uma área da odontologia muito importante, aliás, fundamental, e recheada de dúvidas por parte dos pais e responsáveis é em relação à saúde bucal infantil. São muitos os questionamentos a respeito desse assunto que deveria, inclusive, ser tratado com mais atenção nos colégios de ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental pelo menos. Afinal, a escola, seja ela pública ou particular, é um ambiente que possui profissionais com a capacidade da didática e, que, lidam diariamente com aquelas crianças.

Porém, para que isso seja possível, é importante que a direção e coordenação da instituição de ensino entendam a importância que é tratar esse assunto com seus alunos, e claro, que os professores tenham as informações e instruções mínimas para passar aos estudantes. A partir daí se criaria gerações preocupadas e interessadas em zelar pela sua saúde bucal, sabendo da importância da higiene e de como fazê-la de maneira correta, além de entender que é preciso ir ao consultório dentista regularmente e que ter bons hábitos como dormir bem, se alimentar de maneira equilibrada e tomar bastante água todos os dias, contribui de forma muito significativa para uma boa saúde bucal.

Porém, fora do ambiente escolar, e onde a criança passa mais tempo, ou seja, em casa é preciso que ela tenha instruções e, principalmente, exemplos, a respeito de como lidar com a própria cavidade oral e de pessoas que frequentem o consultório dentista, especialmente no sentido de se prevenirem de doenças bucais. Portanto, para que a criança seja bem-educada em relação a esse assunto, algumas atitudes de seus familiares mais próximos são fundamentais, como:

  • Após as refeições em família, é importante que as pessoas se levantem da mesa após alguns minutos e vão ao banheiro escovar os seus dentes e que a criança perceba essa dinâmica. E claro, alguém deve sempre convidá-la para ir junto e assim ela também faça a sua higiene bucal após as refeições. Dessa maneira ela irá adquirir esse hábito e o levará, inclusive para quando a alimentação for realizada fora de casa, na escola, por exemplo;
  • Para que isso aconteça, um outro hábito que deve ser cultivado desde cedo é o costume de levar consigo, em bolsas e mochilas, um kit de higiene bucal com pelo menos uma escova de dentes, um creme dental e uma caixinha de fio dental. Assim, quando a criança for para a escola ou para a casa de um amiguinho, ela não irá se descuidar da limpeza de sua saúde oral;
  • Para as crianças que utilizam algum aparelho ortodôntico, tais cuidados são ainda fundamentais e, além disso, é fundamental acrescentar mais um, que é a de ele portar o recipiente para guardar o aparelho (quando se tratar do móvel) para que este não se danifique ou se contamine;
  • Uma outra recomendação importante para fora de casa e que sai do âmbito da higiene é em relação à proteção dos dentes durante práticas esportivas, que podem acontecer na escola, em um clube ou em algum outro local em que a criança jogue bola ou treine alguma modalidade de artes marciais, por exemplo. Fundamental para quem usa aparelho ortodôntico e recomendado para quem não usa, utilizar um protetor bucal durante as atividades físicas é indicado para que os dentes, que podem estar amolecidos devido à própria idade ou ao uso do aparelho, não se quebrem ou caiam com facilidade;
  • Por fim, uma recomendação que tem a ver com o exemplo, é o hábito de ir regularmente ao consultório dentista. As crianças devem ir em uma clínica que possua algum odontopediatra (dentista especializado na saúde bucal infantil), já os adultos, um dentista cirurgião, mais generalista já é o suficiente quando as consultas são preventivas. Mas o importante é fazer com que a criança entenda que ir ao consultório dentista será algo que ela deverá fazer pelo próprio bem-estar pelo resto da vida.

Odontologia e ortodontia na adolescência

Se tem um item que é símbolo de juventude, servindo inclusive para caracterizar personagens de novelas e filmes como adolescentes, esse objeto é o aparelho ortodôntico metalizado, o mais convencional. E isso acontece porque antigamente, esse acessório era, em quase totalidade, relacionado ao público jovem, sendo muito utilizado por crianças e adolescentes. E isso acontecia porque pessoas de uma faixa etária mais velha, após os 30 anos de idade, mais ou menos, não aderiam a esse tratamento.

Esse desequilíbrio no quesito idade em relação ao uso de aparelhos ortodônticos vem caindo drasticamente, principalmente pelo lançamento de novos modelos de aparelhos que hoje em dia podem ser de porcelana, safira ou totalmente transparentes, conferindo muita discrição ao paciente que não deseja ostentar o famoso “sorriso metálico”.

Contudo, vale ressaltar que o ideal é ir ainda na infância ao consultório dentista para verificar como está o desenvolvimento dos dentes bem como da estrutura óssea da face, especialmente no que se refere a região do maxilar. Pois quanto mais cedo se verifica a necessidade da utilização de um aparelho ortodôntico, e começa-se a utilizá-lo, mais rápido e efetivo será o tratamento. Haja vista que crianças e adolescentes possuem maior mobilidade dentária, e portanto, são mais “adaptáveis” a mudanças no posicionamento dos dentes, que aliás, ainda está acontecendo durante a adolescência.

Vale destacar que alguns (não todos) problemas relacionados a saúde bucal e ao crescimento da estrutura óssea do maxilar podem ser resolvidos com o uso de aparelhos bucais durante a infância e/ou adolescência. Já na fase adulta, determinadas adversidades podem não ter qualquer efeito quando tratadas com aparelho e aí a única solução passa a ser uma intervenção cirúrgica. É sempre ideal ir a um consultório dentista para uma análise, pois cada caso é um caso.

O recomendado é sempre fazer um acompanhamento que deve ser iniciado o mais cedo possível, haja vista que a primeira visita de uma criança ao consultório dentista deve ser em torno dos seis meses de idade, fase em que começam a despontar os primeiros dentinhos. E para se submeter a um tratamento com aparelho bucal (não ortodôntico, mas bucal, pertencente a especialidade de ortopedia funcional do maxilar), basta que a criança tenha dois ou três anos de idade, período em que já é possível detectar alterações no desenvolvimento de sua estrutura óssea facial.

Se na infância o especialista que atende no consultório dentista é o odontopediatra, na adolescência, o profissional que cuida dessa faixa etária é o odontohebiatra, o nome pode parecer um pouco diferente, mas esse é especialista em saúde bucal de adolescentes, assim como é na medicina, porém sem o prefixo “odonto”. O ideal é que o jovem se consulte com esse profissional, porém, não é em todo consultório dentista que se encontra esse especialista, por isso, contar com um bom dentista generalista já supre as principais necessidades.

Um outro problema bucal bastante comum no período do fim da adolescência, e que muitas vezes se estende até o início da vida adulta é o nascimento dos dentes do siso, popularmente conhecidos como dente do juízo, e que possuem esse nome justamente por surgirem em uma faixa etária em que a pessoa passa a adquirir mais maturidade. Entretanto, como essa dentição começa a despontar quando os demais dentes já estão estabelecidos, muitas vezes há um grande incômodo, especialmente porque nem sempre os sisos estão em pé, podem estar deitados ou na diagonal.

Isso porque esses dentes, pode-se dizer complementares, podem empurrar os demais e aí instaura-se um quadro de dores em torno do nascimento dos sisos. Um outro motivo pelo qual essa dentição pode provocar dores é que ela pode ter dificuldades em romper a gengiva, causando sérios desconfortos e gerando não apenas dores nos dentes, mas também na garganta, no ouvido e na cabeça, além de um inchaço na gengiva. Logo, a pessoa que passa por essa situação não consegue falar, comer ou exercer suas atividades como trabalhar, estudar e cuidar dos filhos, e aí, a qualidade de vida despenca.

Por isso, ao perceber um ou mais desses sintomas, é fundamental que se procure por um consultório dentista para que então o especialista faça uma avaliação sobre o quadro e prescreva o tratamento mais indicado. É muito importante que se recorra a esse profissional desde o começo para que não chegue ao ponto de sofrer tanto com dores e se automedicar. Tomar remédios por conta própria pode ser bastante perigoso para a saúde de modo geral a curto, médio e a longo prazo.

Cabe ressaltar que o nascimento do dente do juízo não é igual para todas as pessoas, podendo algumas vivenciarem o surgimento das quatro unidades - que nascem nas quatro extremidades da arcada dentária -, outras pessoas de apenas alguns dentes, e há também quem sequer passe por isso, pois ou não vivencia o nascimento dos dentes, ou eles passam sem causar nenhum estrago.

Contudo, como nem todas as pessoas têm essa sorte, é preciso então procurar por um consultório dentista para que o profissional conheça o estado do(s) dente(s). Para isso, normalmente o especialista irá solicitar um exame de radiografia, pois assim será possível saber como está esse(s) dente(s) por dentro da gengiva e conhecer as condições de sua raiz. Com tudo isso verificado, o profissional então possivelmente irá recomendar a extração dessa dentição.

Se um dente do siso está empurrando seus pares e podendo causar uma movimentação imprópria, o ideal é que ele seja removido. Sabendo disso o paciente não precisa se preocupar, pois a extração de um dente do juízo não irá reduzir ou desfalcar a capacidade bucal de uma pessoa, não impactando em absolutamente nada no que se refere a funcionalidade dos dentes. Sob o ponto de vista estético também não há com o que se preocupar. Como os dentes do siso ficam posicionados ao fundo da boca, não há qualquer interferência no sorriso.

Algumas pessoas que vão ao consultório dentista e ouvem a indicação para extrair um dente sentem um certo desconforto, pois têm medo de que o procedimento seja dolorido. Entretanto, esse não é o caso já que a remoção de dente é realizada quando o efeito da anestesia geral já estiver vigorando. Assim, o paciente não sente dores e o especialista consegue trabalhar com tranquilidade. A cirurgia de extração dentária é feita no ambiente do consultório dentista por um cirurgião dentista e leva algo em torno de uma hora - normalmente menos.

Se uma pessoa quiser extrair mais de um ou até mesmo os quatro dentes de uma só vez é possível, aliás, é até indicado, pois assim ela se submeterá apenas a uma intervenção cirúrgica e terá que passar pelo período de pós-operatório apenas uma vez. E por falar nos cuidados após a cirurgia de extração de dentes, é fundamental que o paciente se comprometa e seguir algumas orientações recebidas no consultório dentista para zelar pelo resultado do procedimento e pela própria saúde.

Entre as recomendações estão, repouso nas primeiras 24 horas e o máximo de descanso possível nos primeiros três dias (uma dica para quem trabalha ou estuda é tentar agendar a extração em uma sexta-feira e assim descansar no final de semana). Dormir com a cabeça em um nível um pouco mais elevado do que o restante do corpo também ajuda. Esforço físico só deve ser retomado após uma semana em média, o tempo deve ser verificado com o profissional, pois pode haver alguma variação dependendo do caso.

Uma outra indicação muito importante é tomar os medicamentos de acordo com a orientação do dentista, respeitando horários e não acrescentando nenhum remédio. Caso haja alguma dor persistente, deve-se voltar ao consultório dentista. Evitar exposição ao sol nos primeiros dias após a intervenção também é benéfico para o sucesso do procedimento.

Quanto a alimentação, que aliás é parte bastante importante nesse processo de recuperação, ela deve ser restrita a comidas líquidas e pastosas que não estejam quentes, de preferência que sejam frias ou geladas. Um alimento que cai muito bem nessa situação é sorvete de massa, que é geladinho, não exige muita mastigação e é bastante saboroso. Itens sólidos e em temperaturas mais altas devem ser consumidos após alguns dias depois do procedimento, devendo ser verificado detalhadamente com o profissional no consultório dentista.

Já sobre a higienização bucal, o paciente deve fazer algumas adaptações enquanto ainda estiver com a sutura (que aliás deve ser retirada no consultório dentista quando não tiver saído sozinha). Não se deve colocar muito creme dental na escova para que não haja muita espuma e assim não seja preciso fazer muito esforço com a boca para cuspir ou fazer bochechos.

Fora isso, é importante que o paciente escove os dentes diariamente, mas com suavidade, não passando a escova sobre a área operada. A região deve ser higienizada com um cotonete umedecido, pode ser com enxaguante bucal, e que deve ser passado com cuidado na área dos pontos. Assim, a recuperação será rápida e sem sustos ou complicações.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba