Técnicas usadas pelo dentista clareamento
O dentista clareamento aplica a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em alguma parte da vida devido a diferentes fatores, ou possibilitar o clareamento dos dentes originalmente escurecidos. Esse processo estético é feito pelo cirurgião-dentista, o qual aplica um produto sobre os dentes visando clarear a coloração dos mesmos.
O gel clareador, aplicado pelo dentista clareamento, tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas. Esse gel entra em contato com a superfície do dente sendo ativado por um processo químico, liberando oxigênio. Então o oxigênio livre quebra as moléculas do pigmento que deixam o dente amarelado.
Entre as técnicas para clarear a dentição, o dentista clareamento usa um agente químico oxidante potente em cima dos dentes. A fim de prevenir queimaduras na gengiva, lábios e bochechas, é usado um protetor interno. Sobre o clareador é aplicada uma luz halógena ou certos tipos de laser que intensificam o branqueamento de acordo com o planejamento efetuado.
Cuidados e orientações do dentista clareamento
O dentista clareamento explica a importância de evitar alimentos, os quais tenham uma alta taxa de acidez, pois pode haver aumento da sensibilidade após o processo, sendo frutas cítricas e temperos mais fortes. As comidas coloridas ou bebidas com corantes são proibidos, como vinho tinto, café, chá mate e chocolate, sucos ácidos e refrigerantes.
Igual aos alimentos e líquidos, certos hábitos, os quais interferem e prejudicam na qualidade dos dentes, devem ser evitados como exemplo o tabaco, consumo de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, e uso de produtos aplicados nos lábios que possuam cores fortes, principalmente depois de realizar o procedimento no dentista clareamento, pois qualquer descuido em não seguir as instruções pode causar sérios danos ao tratamento. Entre as vantagens do clareamento dental estão:
- Resultados rápidos;
- Autoestima;
- Dentes mais claros;
- Aparência jovial;
- Fim das manchas;
- Qualidade de vida.
Clarear os dentes se tornou um dos mais procurados tratamentos odontológicos, devido à sua eficácia. Baseado em informações do dentista clareamento, a procura tem aumentado bastante no país. Mas é preciso ter certos cuidados, para evitar problemas à saúde. Sem acompanhamento de profissionais, o tratamento pode causar inflamações na gengiva e deixar extremamente sensíveis.
Processos e instruções do dentista clareamento
O dentista clareamento alerta de como se trata de um processo de clarear, é normal os dentes não ficarem totalmente brancos após o método. Isso é explicado pelo fato de cada pessoa possuir um tom específico, o qual é determinado pela espessura do esmalte que cobre a dentina é amarela dificultando o processo.
O processo de clarear age nos minerais presentes no esmalte, quanto mais mineralizado forem os dentes, melhores serão os resultados. Já a dificuldade de saturação faz com que ele fique menos claro. O dentista clareamento informará o preço após a primeira consulta, na ocasião o profissional indicará qual tratamento é adequado para seu caso e quais serão os custos envolvidos e a duração da terapia.