Dentista em SP agende uma consulta
Quem deseja ter dentes mais saudáveis e um sorriso mais harmonioso deve estar atento a periodicidade com que realiza suas visitas ao dentista em SP. Esses profissionais podem executar tratamentos de limpeza, restaurar dentes perdidos ou fraturados, realizar procedimentos estéticos como o clareamento e orientar e acompanhar os tratamentos que usam aparelhos ortodônticos.
Com o crescimento do número de clínicas e consultórios disponíveis, redes de convênio que facilitam o acesso aos tratamentos em diferentes estabelecimentos não é menos provável que haja empecilhos para quem realmente deseja realizar tratamento e manter os dentes em boas condições.
Sendo assim, as visitas ao dentista em SP devem ser feitas periodicamente. As consultas devem ser feitas a cada seis meses, mas para aqueles que apresentam algum quadro de periodontite esse intervalo é maior, de modo que o recomendado para esse grupo é que as visitas ao dentista em SP sejam feitas a cada quatro meses.
Além dos diversos tratamentos que podem ser feitos, o dentista em SP ainda ajuda a orientar os pacientes com relação aos hábitos de higiene bucal e como realizar a devida limpeza, colaborando para prevenção de patologias e complicações relacionados a cavidade oral.
Dentista em SP atende também o público infantil
A especialidade da odontopediatria também é atendida pelo dentista em SP. A saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes são amparadas pelo atendimento desse profissional. A atuação desse profissional ajuda jovens a superarem o medo que tem dos dentistas, muitas vezes provocados por experiências passadas traumáticas.
O especialista dentista em SP da área de odontopediatria precisa estar atento aos cuidados especiais que seu público requer. Como são crianças, elas necessitam de atenção, maior compreensão, paciência e ponderações psicológicas de forma que a experiência não seja amedrontadora e traumática. O ambiente também tem papel importante e deve estar condizente com as características apropriadas para bem receber pacientes infantis.
Por fim, a odontopediatria tem como principais objetivos:
- Prestar a devida orientação e indicar as melhores formas que pais e familiares podem usar para estimular os bons hábitos de higiene bucal;
- Auxiliar diretamente as crianças ao desenvolver costumes que ajudam na prevenção de doenças bucais;
- Verificar e acompanhar o desenvolvimento das estruturas ósseas e dentes da criança;
- Identificar fatores e condições que possam trazer riscos a saúde dos dentes e da qualidade de vida do paciente.
Dentista em SP: quais os principais problemas encontrados pela odontopediatria?
Os principais problemas com os quais o dentista em SP especialista na área de odontopediatria se depara estão relacionados a presença de cáries e acúmulo da placa bacteriana. As cáries são bastante comuns no público infantil por um conjunto de motivos. O consumo excessivo de doces favorece o acúmulo da placa bacteriana e permite que o surgimento das cáries. A escovação feita de maneira displicente e sem regularidade ajuda a agravar esse quadro.
Outro cenário bastante comum envolve a perda dos dentes de leite de forma precoce. Mesmo que não apresenta gravidade, a retirada dos dentes de forma antecipada deixa espaços vazios na boca da criança que podem atrapalhar a mastigação e podem prejudicar o alinhamento e posicionamento dos dentes.
Além disso, os casos em que ocorre a má oclusão também podem ser tratados com o dentista em SP. A mordida cruzada, os quadros de mordida aberta ou profundas são situações em que a má oclusão está presente. O tratamento para estes problemas costumam envolver aparelhos ortodônticos e, em casos mais severos, é preciso passar por intervenções cirúrgicas.