PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista especialista em canal
dentista especialista em canal

dentista especialista em canal

Endodontista: dentista especialista em canal

Quando se fala em consultório odontológico, muitas pessoas sentem um certo receio, medo de sentir dor durante os procedimentos, principalmente em um específico que é o canal dentário. Antigamente havia uma história que o canal era algo extremamente dolorido, e isso acabava gerando uma grande tensão em uma pessoa que recebia o diagnóstico. Havia ainda quem oscilasse entre a decisão de se submeter a esse procedimento ou deixar o problema como está e se automedicar na medida do possível.

Porém, hoje em dia, essa intervenção é totalmente indolor e o paciente pode ir à clínica odontológica sem qualquer receio, a propósito, todos os procedimentos realizados em um ambiente apropriado e por um profissional especializado oferecem conforto e segurança ao paciente. E por falar no responsável por esse temido procedimento, o endodontista é o dentista especialista em canal. Ele é o único profissional capaz de ter total conhecimento a respeito desse assunto.

E por ser muito requisitado devido ao problema que trata, o dentista especialista em canal é normalmente presente em consultórios 24 horas e em clínicas odontológicas diversas, não sendo difícil encontrar um endodontista. Mas não, ele não é apenas um dentista especialista em canal, ele trata de todas as outras questões relacionadas a parte mais profunda do dente, situações em que o foco do tratamento é a polpa do dente, que é nada menos do que a parte mais importante para a sobrevivência da dentição. Pode não parecer, mas o dente é uma parte viva do corpo e extremamente importante para diversas áreas do organismo.

O dentista especialista em canal é o profissional responsável pelos cuidados com a principal parte do dente, área essa que é por sua vez, responsável pelo dente estar saudável e pela sensibilidade que se pode ter. Ou seja, muitas das dores que uma pessoa sente em sua dentição tem a ver com a raiz, se ela está danificada, infeccionada ou desprotegida pela gengiva, por exemplo.

Diante dessa informação, é bastante importante saber que se tenha um dentista especialista em canal à disposição, pois se uma eventualidade acontecer, ele está próximo. Pois se ocorre algum problema, por menor que seja, na polpa, também conhecida como nervo do dente, a dor é extremamente incômoda, impedindo que a pessoa se concentre em qualquer outra coisa ou atividade.

O dentista especialista em canal pode ser acionado por diversos motivos, sendo o mais conhecido quando uma cárie ultrapassa todas as camadas mais superficiais do dente, ou seja, o esmalte e a dentina e chega a polpa. Essa situação, infelizmente, é bastante comum, pois muitas pessoas não possuem o devido cuidado com a sua higiene bucal e acabam sofrendo com a ação de micro-organismos e resíduos de alimentos, que quando se unem na cavidade oral têm o poder de causar sérios danos a saúde bucal.

Uma cárie, quando não tratada em seu estágio inicial, pode danificar a esmaltação do dente, e portanto, o deixar mais sensível a quaisquer estímulos. Então, se uma comida ou um líquido entrar em contato com a parte sem esmalte o suficiente, o indivíduo pode sentir dores e bastante incômodo. Além do mais, quanto mais cedo se trata uma cárie, mais fácil é o tratamento, sendo também menos invasivo e mais rápido. E nesses casos, apenas uma obturação pode ser suficiente, não sendo necessário solicitar um dentista especialista em canal.

Fora isso, vale ressaltar que a cárie pode gerar outros desconfortos, em princípio o visual já que um dente cariado (conhecido popularmente como dente podre quando a cárie já tiver conquistado muito espaço) se torna escurecido e com um aspecto horrível. Esse é o tipo de coisa que prejudica o sorriso mesmo quando acontece nos dentes do fundo da boca como os pré-molares e molares. Passa a sensação de descuido, sendo que aquele dente um pouco mais escurecido ou preto destoa sobre os outros e impacta negativamente no visual de uma pessoa.

E não é só isso, o dentista especialista em canal quando requisitado para o tratamento de uma cárie, normalmente se depara com uma outra queixa do paciente: o mau hálito. Sim, além da dor e do visual a cárie pode causar halitose, ou seja, é um problema que traz muitas consequências. Por isso, o ideal é não permitir que a cárie avance até que seja necessário recorrer a um dentista especialista em canal e sim procurar por um auxílio especializado antes de esse problema se agravar e chegar a polpa.

No caso de uma cárie, trata-se de um problema que tem como se proteger e evitar. Mas, há outras situações nas quais um dentista especialista em canal é acionado e que não podem ser evitadas. É o caso, por exemplo, de quando há um impacto mais forte na região facial e que consequentemente atinja a raiz do dente. Os motivos são inúmeros, como um acidente de automóvel ou um simples tropeçar no chão, que conforme o jeito como se bate o rosto pode gerar um dano mais profundo na estrutura dentária.

Nesses casos, normalmente, o dentista especialista em canal é requisitado em caráter de emergência, pois após um impacto muito forte em que a pessoa esteja sentindo dores intensas no dente, possivelmente sua polpa foi afetada e deve ser tratada o quanto antes para que não entre em processo de necrose e os danos sejam minimizados na medida do possível.

Uma outra situação que leva pessoas a buscarem pelo atendimento de um dentista especialista em canal é quando o dente dói de modo a parecer que trata-se de uma cárie, mas sendo que na verdade não é, trata-se do fato de que a gengiva esteja retraída, e portanto, uma área mais próxima da polpa dentária esteja exposta. Dessa maneira, não é o dentista especialista em canal que pode resolver o problema, mas sim um periodontista, profissional da odontologia especializado no tratamento de gengiva. E se for o caso, poderá fazer uma cirurgia de enxerto gengival para resolver a questão.

Saiba mais sobre o tratamento de canal

O tratamento de canal é um dos procedimentos mais temidos e mais “famosos” entre pessoas que vão ou deveriam frequentar o consultório odontológico, porém, ele não é conhecido como deveria. Muita gente não sabe qual é o passo a passo que o dentista especialista em canal faz enquanto o paciente está com a boca aberta, deitado na cadeira.

Aliás, se mais pessoas compreendessem as etapas seguidas pelo dentista especialista em canal e se entendessem a importância que tem esse procedimento, certamente os mitos em relação a ele já teriam caído e muito mais pessoas cuidariam melhor dos seus dentes, não deixando de procurar por um dentista especialista em canal quando preciso. E para conhecer um pouco mais sobre esse procedimento, confira algumas informações abaixo:

  • Pode parecer um pouco estranho, mas crianças podem sim ser submetidas a um tratamento com um dentista especialista em canal, pois as cáries são implacáveis e fazem das crianças muitas vezes suas principais vítimas. A soma da falta de uma higiene bucal adequada a uma alimentação rica em açúcar faz com que as crianças sofram frequentemente com esse tipo de problema. E por mais que se trate de um dente de leite e que vai cair com o passar do tempo, uma cárie pode ultrapassar rapidamente as camadas da dentição e chegar a polpa, levando todas as consequências para o dente permanente;
  • Pessoas que possuem alguma condição específica de saúde como, por exemplo, quem tem doenças que afetam diretamente o sistema imunológico como lúpus, HIV/Aids e outras enfermidades de grande complexidade podem ter que fazer o tratamento com um dentista especialista em canal não em um consultório odontológico, mas sim em um ambiente com estrutura hospitalar para garantir que no caso de qualquer eventualidade haverá uma assistência médica;
  • Quanto ao receio que muitas pessoas têm em relação a esse procedimento, vale dizer que não é preciso temê-lo. Primeiramente pelo fato de que o dentista especialista em canal irá aplicar anestesia local antes de mexer em qualquer área do dente, aliás, só irá acessar a polpa do dente quando a anestesia já estiver fazendo efeito, e portanto, o paciente pode ficar tranquilo pois não irá sofrer com dores durante o procedimento;
  • E por falar no tratamento de canal em si, ele consiste basicamente na abertura do dente para que se consiga acessar sua polpa e então drenar os micro-organismos que estejam infectando a área (no caso de uma cárie) e junto sai alguma parte da polpa dentária. Assim, o dentista especialista em canal remove as impurezas, faz uma bela higiene para garantir que todos os resquícios de contaminação foram eliminados e então preenche com um material específico o espaço deixado pela parte da polpa que foi removida;
  • Normalmente, para o preenchimento da polpa dentária o dentista especialista em canal utiliza um tipo de cimento odontológico, já quando o conteúdo removido foi muito volumoso, o profissional utiliza-se de um material flexível que se encaixa dentro da estrutura do dente e dá suporte a parte que ficou da polpa;
  • Normalmente, o dentista especialista em canal consegue realizar todo esse processo em apenas uma sessão, mas, pode ser que, dependendo da complexidade do caso, seja necessário mais de uma visita ao dentista especialista em canal;
  • Quando concluído o procedimento, o paciente deve se atentar a sua alimentação para que não coloque em risco o dente operado. Para isso, é importante que, ao menos nos primeiros dias após a intervenção, o indivíduo não mastigue alimentos duros e também evite morder em cima do dente operado. Lembrando que sua polpa está em processo de recuperação.

O papel de uma boa higiene bucal

O tema higiene bucal não é tão explorado quanto deveria ser nas famílias, nas escolas e em todos os locais que poderia, pois por meio de uma boa higienização bucal muitos problemas não só relacionados a saúde da boca, mas também de outras áreas do organismo poderiam ser evitados.

E assim, todos ganham - as pessoas por desfrutarem de um corpo mais saudável, com mais qualidade de vida, e o sistema público de saúde, que não teria uma sobrecarga, e portanto, poderia atender melhor aos seus pacientes (óbvio que é preciso considerar que não é apenas essa a razão pela qual os hospitais públicos e prontos-socorros não possuem a estrutura necessária e nem dentista especialista em canal e outros profissionais).

Ao cuidar da saúde bucal desde a infância de maneira apropriada, seguindo as orientações em relação à higiene bucal, hábitos alimentares e a outros cuidados importantes para manter a cavidade oral em dia, na fase adulta se evita diversos problemas, inclusive as cáries, que são as principais razões pelas quais as pessoas procuram por dentista especialista em canal.

Mas não é só isso, além das cáries, uma outra adversidade que pode ser evitada por meio de uma eficaz higiene bucal é a placa bacteriana, também chamada de biofilme. Trata-se de uma pegajosa camada de micro-organismos que se instalam na superfície dos dentes e que são porta de entrada para tártaro, halitose, gengivite, periodontite e outros problemas de saúde bucal. Ou seja, evitar o dentista especialista em canal não é o único motivo pelo qual uma pessoa deve se atentar a higiene de sua boca.

Para tanto, é imprescindível seguir algumas recomendações tanto do dentista especialista em canal quanto de outros profissionais da odontologia para que a higienização bucal seja a melhor possível. E entre os mandamentos da categoria para que seus pacientes tenham um bom resultado nesse quesito é não esquecer de utilizar fio dental diariamente. Esse item é capaz de remover resíduos de alimentos que a escova muitas vezes não consegue, e assim, se evita a formação de um foco de cárie, não é preciso procurar por um dentista especialista em canal e se dribla todos os percalços dessas situações.

Vale lembrar que o fio dental é imprescindível inclusive para quem utiliza aparelho ortodôntico fixo. E para facilitar uma tarefa que parece praticamente impossível - afinal, como passar o fio por entre a estrutura do aparelho? - existe o passa fio, um acessório semelhante a uma agulha, porém todo emborrachado, bem flexível e que auxilia no processo de passar o fio dental pelos dentes que estão interligados por uma estrutura fixa. Esse produto pode ser encontrado em farmácias, em clínicas de odontologia e pela internet.

Aliás, para quem está sob tratamento ortodôntico, a preocupação com a limpeza da boca deve ser ainda maior, isso porque se uma cárie se instalar na dentição que está sendo tratada com aparelho, o dentista especialista em canal então entrará em ação e recomendará a remoção desse acessório para que o tratamento de canal seja feito. A propósito, esse procedimento é uma prioridade para assim se evitar que a cárie evolua ainda mais. E uma movimentação dentária nessa situação pode oferecer ainda mais riscos ao paciente.

Após submetido ao procedimento, o paciente deverá conversar com o seu dentista especialista em canal para saber quando será possível recolocar o aparelho ortodôntico, prazo esse que será de algumas semanas. Ou seja, descuidar da saúde bucal traz inúmeros prejuízos, podendo inclusive atrapalhar o tratamento ortodôntico.

E além do fio dental, ao qual o uso deve ser incentivado desde a infância para que se torne um hábito, é preciso manter muita atenção a escovação bucal. Aliás, essa é, possivelmente, a principal etapa dos cuidados com a saúde bucal de modo geral. Saber como se deve escovar os dentes é algo que só tem a acrescentar ao dia a dia e ao futuro de uma pessoa. Para conhecer mais detalhes e saber inclusive informações a respeito de quais são os movimentos que se deve fazer com a escova em cada quadrante da dentição, conversar com um dentista especialista em canal ajudará muito.

Mas, há outras informações que já podem ser adiantadas e que são também de muita valia. Como por exemplo, o fato de que é preciso escovar os dentes em torno de 20 a 30 minutos após as refeições ou então, no mínimo, três vezes ao dia para que se tenha uma maior eficiência na limpeza dos dentes. E para isso, é altamente recomendado utilizar uma escova com cabeça arredondada, com boa empunhadura para que não escorregue, que tenha limpador lingual e que disponha do quesito mais importante: cerdas macias.

Escovas de dente com cerdas muito rígidas podem desgastar o esmalte dos dentes e também ferir a gengiva - o mesmo vale para quem emprega muita força na hora da escovação. Lembre-se que o ideal é saber os movimentos que a escova deve fazer e não esfregar a escova sobre os dentes com mais força do que o necessário. Uma outra recomendação valiosa sobre o assunto é que a escova de dentes deve ser trocada a cada três ou quatro meses.

Por falar nisso, uma opção bastante interessante em termos de escovas dentais são as elétricas. Ainda não tão comuns entre as pessoas, mas já disponíveis em lojas e sites e muito bem avaliadas por dentistas especialistas em canal e por outros profissionais da área odontológica, esse acessório é um grande aliado na hora de fazer uma boa escovação. Junto ao dentista especialista em canal ou a outro odontologista é possível encontrar uma boa opção para aquisição. Tais aparelhos oferecem uma movimentação regular e eficiente na limpeza da boca, além de terem funções como limpador de língua e outros recursos que agregam aos cuidados com a saúde bucal. Vale a pena procurar.

Para complementar o kit de higiene bucal deve-se incluir o enxaguante bucal antisséptico, que irá se somar ao fio dental e escova de dentes como uma espécie de trio inseparável. Isso porque enquanto o fio dental remove os resíduos dos dentes, e a escova promove a limpeza da dentição e da língua, o enxaguante higieniza não apenas essas duas partes, mas também a gengiva e a parte interna da bochecha. Ou seja, aí a limpeza bucal fica completa. Engana-se quem pensa que apenas os dentes devem ser cuidados, afinal, a cavidade oral é composta por outras partes e que merecem muita atenção, pois elas também entram em contato com alimentos, bebidas, medicamentos, cigarros e tudo o que uma pessoa coloca na boca.

A propósito, por falar em cigarro, cabe dizer que ele é uma das principais causas de câncer bucal, uma das doenças mais agressivas que existe, e que, em grande parte dos casos pode ser evitada por meio de uma mudança de hábitos, inclusive e especialmente pelo afastamento do tabagismo. Seja cigarro (de qualquer tipo), charuto, cachimbo, narguile ou similar, tais hábitos tabagistas, sejam eles de qual origem for, são prejudiciais a saúde de maneira geral, com destaque para a saúde bucal.

Ou seja, para cuidar dos dentes, gengiva e cavidade oral de maneira geral, é fundamental que se tenha bons hábitos de saúde e de higiene. Dar preferência para uma alimentação equilibrada, com o consumo maior de frutas, verduras, legumes e grãos e reduzindo a ingestão de doces, refrigerantes, carboidratos refinados, gorduras e industrializados também faz com que o dentista especialista em canal não precise ser requisitado.

Beber bastante água ajuda o corpo de maneira geral, mas no que se refere a saúde bucal, faz com que não haja um ressecamento da mucosa gengival, evitando o maior risco de ferimentos e infecções. Assim, com a gengiva saudável, a raiz do dente estará mais protegida e com menos chances de ficar exposta. Ou seja, a hidratação é mais um hábito que interfere diretamente e indiretamente na saúde bucal.

No mais, para se evitar problemas que tenham que ser solucionados por um dentista especialista em canal, é bastante importante, além de seguir tais recomendações de saúde, ir ao consultório odontológico com regularidade, mesmo que não haja qualquer indício de problema bucal. Ir ao dentista para que ele faça uma avaliação e uma limpeza (profilaxia dentária) a cada seis meses pelo menos, ajuda a detectar qualquer adversidade mais rapidamente e claro, evita o aparecimento de cáries e de placas bacterianas. Assim, seguindo esses cuidados que não são tão difíceis de cumprir, a saúde bucal será sempre saudável e o dentista especialista em canal poderá ficar no stand-by.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba