O que saber a respeito do dentista pra idosos
Para os pacientes com mais idade e que se encontram em situação de fragilidade, um simples deslocamento até um consultório odontológico pode ser um transtorno. A consulta de um dentista para idosos não pode deixar de ocorrer devido às dificuldades de locomoção. Hoje em dia é possível encontrar dentista para idosos que realizam o atendimento a residência do paciente, quando necessário. O dentista para idosos possui todos os equipamentos e a instrumentação adequada que é levada até o paciente, seja em sua:
- Residência;
- Empresa;
- Asilo;
- Casas de repouso;
- Hospital.
Isto pois, os pacientes com mais idade requerem cuidados especiais e por apresentarem algum tipo de limitação física ou neurológica a sua ida a um dentista para idosos fica impossibilitada. Quando isto ocorre, procure por um dentista para idosos que faça atendimento domiciliar.
Quando procurar um dentista para idosos?
O conforto, bem-estar psíquico e função mastigatória eficientes são fundamentais e indispensáveis para a saúde do paciente que está na chamada terceira idade. Assim, procurar um dentista para idosos para avaliar o estado de saúde bucal do paciente ou quando há alguma desordem dentária é muito importante. É muito comum em pacientes idosos que as próteses dentárias apresentem algum tipo de folga com o tempo. A perda dentária também é mais frequente nesta faixa etária o que compromete a função mastigatória. Outro problema que acomete pessoas idosos é a doença periodontal, que ocorre quando a placa bacteriana se adere às margens da gengiva, infeccionando a região. Assim, quando ocorre algum problema que atinge a saúde bucal é preciso buscar o atendimento de um dentista para idosos o quanto antes para restabelecer a estética do sorriso e a função mastigatória, devolvendo a autoestima e melhorando a qualidade de vida do paciente.Quais são os cuidados necessários que um dentista para idosos deve ter?
Este profissional deve ter cuidados especiais no atendimento de idosos, principalmente, os que apresentam algum tipo de doença, como por exemplo, demência. Neste caso, pode ser necessário o uso de sedação para melhor atendimento e conforto do paciente. Veja alguns pontos importantes que um dentista para idosos deve seguir:- Ter paciência e bom humor;
- Evitar perguntas complexas e responda os questionamentos quantas vezes forem necessários;
- Avisar ao paciente sobre cada procedimento antes de iniciá-lo;
- Atender o paciente com calma e cuidado;
- Avaliar o tratamento a ser realizado e se há ou não a necessidade do uso de sedação;
Ao optar por um dentista para idosos que faça atendimento odontológico domiciliar, verifique se este possui a estrutura completa com equipamentos portáteis para realizar o atendimento. Com isso, o dentista para idosos proporciona ao seu paciente maior comodidade e evita que o mesmo passe por situações de stress no trânsito ou que corra algum risco durante o seu deslocamento até o consultório odontológico.
Procure por profissionais qualificados, que tenham a experiência necessária para realizar o atendimento de pacientes idosos e utilizem materiais de qualidade, obtendo resultados satisfatórios e que atendam às necessidades de cada paciente.