Dentista Zona Norte agende uma limpeza dentária
Para manter a saúde bucal em dia é bastante indicado que a limpeza dentária feita por um profissional seja feita regularmente. Sendo assim, a cada visita o dentista Zona Norte, por exemplo, verifica a necessidade de realizar a limpeza dos dentes, ajudando a evitar doenças gengivais associadas ao acúmulo de bactérias e formação de placa.
Dessa forma, o dentista Zona Norte realiza a limpeza dentária como forma de prevenção, ou profilaxia. A limpeza realizada por um profissional é mais completa e profunda, de modo que a placa bacteriana é removida, evitando que evolua e forme o tártaro.
A frequência da limpeza varia e deve ser indicada e determinada pelo dentista. O mais comum é que a indicação compreenda um período de seis meses, sendo compatível com as visitas regulares do paciente a um consultório odontológico.
Com relação à importância da limpeza realizada em um consultório, o dentista Zona Norte aponta que a higiene bucal diária, mesmo quando feita de modo correto, não é suficiente para retirar a placa bacteriana acumulada, ou o tártaro, presentes na superfície dos dentes. Por isso, para evitar inflamações na gengiva provocadas por esses elementos e para não deixar a região radicular do dente exposta, o dentista Zona Norte recomenda que a limpeza dentária seja realizada, compreendendo as etapas:
- Raspagem da placa bacteriana por meio de ultrassom ou ferramentas e instrumentos denominados curetas;
- Aplicação de jatos contendo bicarbonato de sódio que, além de ajudar na remoção do tártaro, promove a proteção e polimento dos dentes;
- Escovação completa com escova e pasta dental de uso profissional;
- Aplicação de flúor.
Dentista Zona Norte ajuda quem range os dentes
Além de realizar a devida limpeza bucal, o dentista Zona Norte ajuda a tratar casos de bruxismo. Essa condição é associada com o ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme, sem que ela perceba. Essa disfunção está relacionada a diferentes motivos. Os mais comuns costumam ser:
- Ansiedade;
- Tensão e stress;
- Depressão;
- Fatores genéticos;
- Maloclusão;
- Apneia.
Como ocorre de maneira involuntária, muitos pacientes podem passar anos sem saber que sofrem dessa disfunção. As formas de identificação contam com a indicação de uma outra pessoa que dorme no mesmo local e ouviu o barulho do ranger de dentes. Outra possibilidade de identificar o bruxismo ocorre por conta do desgaste excessivo dos dentes, a presença de dores de cabeça, no rosto, na articulação da mandíbula e pescoço.
Outros indicativos que podem servir para desconfiar do bruxismo são a presença de zumbidos, dores de ouvido, alterações do sono e estalos ao articular o maxilar quando o paciente abre e fecha a boca.
Dentista Zona Norte: procure um profissional para tratar o bruxismo
O tratamento do bruxismo pode contar com a participação do dentista Zona Norte e varia conforme a origem do problema. Sendo assim, a avaliação do profissional irá constatar, por exemplo, se o problema pode ser resolvido por meio de terapias que auxiliem no relaxamento. Essa solução é orientada para pacientes que apresentam elevado nível de tensão, stress ou são muito ansiosos.
Em casos que envolvam problemas de oclusão e mordida, o dentista Zona Norte irá indicar procedimentos como as restaurações de coroas, uso de aparelhos ortodônticos e da plaquinha de resina acrílica, feita sob medida. O uso dessa plaquinha não faz com que a pessoa pare de ranger os dentes, mas impede o desgaste dos dentes.